terça-feira, 21 de julho de 2009

Tauromaquia segundo o artista

Numa iniciativa da Art Gallery-Carla Firmino, o Hotel NH Parque Lisboa, acolhe, entre dia 23 de Julho e 18 de Agosto, a exposição fotográfica de Marques Valentim.
Tauromaquia segundo o artista é o título da nova mostra deste conceituado fotojornalista que, ao longo do tempo, já participou em diversas exposições individuais e colectivas, em solo nacional e espanhol. Foi precisamente com uma imagem taurina que, em 2001, foi agraciado com uma menção honrosa do prestigiado concurso de fotojornalismo Visão.
A sua carreira enquanto repórter-fotográfico passou pelos jornais A Luta, o Portugal de Hoje, o Off-Side (tendo recebido ao serviço deste jornal o prémio Gandula Revelação de Wilson Brasil) e Comércio do Porto (delegação de Lisboa). Fez parte da equipa que fundou o Correio da Manhã (de 15 de Março de 79 a 15 de Setembro de 79), regressando em Março de 1986, onde desempenhou os cargos de repórter fotográfico, sub-coordenador e editor fotográfico, função em que se manteve até 31 de Outubro de 2002. De Abril de 2005 a Abril de 2006, trabalhou no jornal O Independente.
Ao longo da sua carreira manteve colaborações em diversos jornais e revistas (Tal e Qual, Cavalo, Novo Burladero, Aplausos, Tradições, Agricultor (CAP), Combatentes do Ultramar).
Actualmente é repórter fotográfico no jornal da Liga dos Bombeiros Portugueses e nas revistas Segurança e Defesa e Gente e Território, para além de diversos trabalhos como freelancer.
No seu currículo consta também a co-autoria do livro Combatentes do Ultramar, juntamente com Andrade Guerra e Isabel Trindade.
Para quem gosta de fotografia aqui fica uma boa sugestão de lazer.

Sem comentários: