sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alguém calou Manuela

Enquanto ex-jornalista e cidadã nascida no seio de um Estado democrático, acho absolutamente inaceitável qualquer forma de censura. E enquanto ex-jornalista também sei o que é censura interna e externa. Na verdade, há sempre quem não fique contente com aquilo que escrevemos ou com a forma como o fazemos. Mas também há maus jornalistas.
Por isso, a suspensão de Manuela Moura Guedes e do "seu" Jornal Nacional não deveria ser surpresa. Se bem me lembro, quando a Prisa assumiu a administração do grupo da TVI, a jornalista foi afastada da apresentação diária do jornal da noite e com a saída de José Eduardo Moniz do grupo TVI, penso que já estaria na calha o seu afastamento (forçado ou voluntário). Pelo menos, muito se especulou sobre o assunto.
Também não entendo o aproveitamento político desta situação que é anómala, acima de tudo, pelo timing. Não terá o primeiro-ministro coisas mais importantes para fazer do que evitar a emissão de uma reportagem sobre o Freeport? E não poderá Socrátes repudiar o facto, de durante quatro anos, o jornal dirigido por Manuela Moura Guedes o ter usado como saco de pancada? E porque é que os partidos da oposição se apressam a insinuar que o Governo terá tido dedo nesta decisão da Prisa? Que interesse teria o Governo socialista em ficar como o "mau da fita"?
Se houve intervenção do Governo então que se prove. Não fiquemos pelas insinuações.
Se foi uma decisão empresarial, não há muito a dizer. Acontece.
Para Pais do Amaral, ex-administrador da Media Capital, esta decisão só pecou por tardia. Também concordo. O jornal de sexta-feira era tudo menos isento e independente, era um chorrilho de ataques pessoais a este ou àquele, e pejado de comentários venenosos e despropositados. Aliás, um mau exemplo de jornalismo, não vão os mais distraídos pensarem que independência é sinónimo de arrogância.
Por ora acabou o circo.
E ainda bem.

2 comentários:

Tatiana Santos disse...

Muitos de nós não se lembram que em 2005 os Espanhóis da Prisa já tinham calado a MMG. Ela regressou em 2008 e voltou a ser calada em 2009. Talvez devesse entender a mensagem... Liberdade não tem de ser mote para difamação, injúrias e falta de educação. Ainda bem que lhe tiraram o pio!

Cabeça na lua disse...

Exactamente miga.
E depois há quem queira fazer jornalismo a sério e veja todos os lugares ocupados por "falsos" jornalistas.
Enfim...
Beijocas
Ni